A plataforma SaaS desenvolvida para gestão de seguros era personalizada para cada empresa, mas enfrentava problemas de implementação, como elementos divergentes na mesma página, falta de responsividade para diferentes tamanhos de tela e inconsistência de feedback visual para usuários.
Liderei a criação do Smart DS, um design system (DS) criado para um sistema de gestão de seguros (SaaS) utilizado pro cerca de 18 empresas. A necessidade de criação do DS surgiu devido à alta complexidade de manutenção e à falta de padronização, o que causava confusão entre os desenvolvedores e inconsistência no sistema.
A criação do Smart DS foi realizada em um prazo curto e com recursos limitados, sua implementação foi feita de forma gradual de acordo com a prioridade de desenvolvimento ou atualização das páginas existentes do sistema.
Para designers
Criação de um repositório de componentes no Figma para prototipação das telas.
Para desenvolvedores
Desenvolvimento de componentes em Web Components para facilitar a implementação, independente do projeto.
Documentação
Documentação dos componentes e padrões de uso do design system para auxiliar na implementação e padronização do sistema.
Análise de métricas
Para garantir o retorno esperado com a aplicação do DS, as páginas atualizadas eram monitoradas para coletar informações, como taxa de sucesso e erro, onde as tarefas e ações (eventos) eram definidos e analisados de acordo com o fluxo. Tempo de execução das demandas e facilidade de aprendizado, caso a página tivesse sido drasticamente alterada.
Para a coleta das informações, as ferramentas Google Analytics e Microsoft Clarity foram utilizadas.
Com o Smart DS, a General Claims, conseguiu reduzir problemas de falta de padronização do sistema, aumentou a agilidade de desenvolvedores e QAs, manteve a flexibilidade de customização e estabeleceu uma única fonte da verdade para todos envolvidos.